quinta-feira, 4 de novembro de 2010

René Magritte

Aluna: Jociane             
Plano de Aula de Artes

Ano de aplicação: 3º ano
Tema: Meio ambiente
Conteúdo: Textura, artista René Magritte
Objetivos:
- Conhecer a vida e obra do artista René Magritte.
- Criar uma paisagem surrealista utilizando texturas.

Desenvolvimento

Recursos: fita adesiva, obra “Jóquei Perdido” de René Magritte, imagem do artista, folha de ofício, giz de cera, tesoura, cola, caixa.

            Iniciar a aula com uma dinâmica, onde embaixo de algumas cadeiras da turma estarão partes da obra “Jóquei Perdido” de René Magritte, que formam um quebra-cabeça. Ao sinal da professora, cada aluno deverá procurar na sua cadeira e, aqueles que encontrarem deverão se reunir para montá-lo. Quando terminarem, o restante dos alunos verá o quebra-cabeça.
            Explicar aos mesmos que a obra montada chama-se “Jóquei Perdido” do artista René Magritte (mostrar a obra) e após fazer os seguintes questionamentos para eles:



 “Jóquei Perdido” (1948)


- Quais são os elementos que aparecem na obra?
            Na obra aparecem árvores e um homem montado em um cavalo.
- Como foram feitas as árvores?
            As árvores foram feitas com folhas.
- Elas são assim no dia-a-dia?
            Não.
- Na obra, as árvores possuem a mesma cor?
            Na obra, as árvores não possuem a mesma cor.
- Quais são as cores que elas possuem na obra?
            As cores que possuem são preta, vermelha e amarela.

           
            Explicar os alunos que o artista que criou esta obra chama-se René Magritte (mostrar imagem do mesmo). Ele nasceu na Bélgica em 21 de novembro de 1898, e em 1941 entrou na Academia de Belas Artes de Bruxelas. Seus trabalhos foram baseados no Surrealismo, ou seja, suas obras apresentavam características não-reais, desenhos abstratos, entre outros. Pintou sua primeira obra surrealista quando tinha 25 anos e faleceu aos 69 anos.














René Magritte


- Vamos criar uma paisagem usando o estilo de René Magritte?

            Primeiramente serão coletadas texturas (explicar aos alunos que textura é uma sensação visual ou tátil, que sentimos principalmente quando tocamos um objeto e que cada objeto/ coisa de uma textura diferente), sendo que cada aluno receberá três folhas de ofício e gizes de cera. Os mesmos irão ao pátio da escola retirar texturas de diversos lugares, e quando encontrar alguma textura que gostou, colocará a folha de ofício sobre a mesma e passará o giz de cera sobre a folha.
            Quando terminarem, os alunos retornarão para a sala e utilizando essas texturas, criarão uma paisagem surreal, sem sentido, em uma folha de ofício. Após todos terminarem, cada aluno mostrará seu trabalho para a turma, dizendo o que criou.


Final de aula:
            Passará entre os alunos uma caixinha contendo algumas questões referentes ao assunto trabalhado na aula. Quando for dita a palavra "parou", o aluno que estiver com a caixa deverá abri-lá, retirar uma questão, ler a mesma para a turma e responder.
            Questões que estarão na caixa:

- Como se chamava o artista?
            O artista se chamava René Magritte.

- Qual era o nome da obra de René Magritte trabalhada hoje?
            O da obra de René Magritte trabalhada hoje se chama Jóquei Perdido.

- Com quantos anos ele pintou sua primeira obra?
            Ele pintou sua primeira obra com 25 anos.

Um comentário:

  1. Magritte criou uma espécie de arte que estava além da realidade. Faça isto com teus alunos, transformando objetos do dia a dia, criando um mundo imaginário.
    Ilane

    ResponderExcluir